A taxa de abandono de carrinhos de compra no mercado de loja virtual fica praticamente empatada com a taxa de compras efetivadas

A taxa de abandono de carrinhos de compra no mercado de loja virtual fica praticamente empatada com a taxa de compras efetivadas
Você tem uma loja virtual e um blog para divulgar a sua marca.

Você tem uma loja virtual e um blog para divulgar a sua marca. Ótimo! Mas como utilizar essa sua plataforma de conteúdo – o blog – de modo a chamar atenção para sua loja virtual, fazendo-a vender mais? Listamos algumas etapas para você produzir um conteúdo relevante para o blog com o objetivo de aumentar o tráfego da sua loja virtual e fortalecer ainda mais o seu branding. Acompanhe!

Primeiro: por que preciso de um blog?

A resposta para essa pergunta está nas particularidades de uma loja virtual, que exige atributos diferentes daqueles comuns ao universo do comércio offline. Em primeiro lugar, a figura de um vendedor, presencialmente, oferecendo produtos aos clientes, não existe. Ou seja, todo o funil de vendas é realizado pelo próprio site, que precisa ser atrativo o suficiente – a partir do conteúdo, do layout e do relacionamento externo – para garantir as visitas e as conversões.

O blog, portanto, serve ao seu consumidor como porta de entrada para a sua loja, oferecendo a ele todas as informações que ajudarão na sua decisão de compra. É através do blog que você mostra domínio sobre o que oferta ao cliente, garantindo que a sua marca seja um ponto de confiança e de autoridade naquilo que propõe vender.

Além disso, você quer que o seu e-commerce esteja presente nos melhores resultados de busca sobre os seus produtos. Ter o blog, então, é a uma ótima forma de produzir conteúdo relevante, reunindo as respostas para todas as dúvidas que o seu cliente tem sobre o seu mercado. Claro que para entender as dúvidas dos seus clientes você precisa descobrir as palavras-chave mais buscadas. Direcionar a estratégia do conteúdo de acordo com as palavras irá te garantir um bom ranqueamento naquelas buscas orgânicas importantes para a sua loja virtual.

Ok, você já sabe que precisa de um blog para vender mais. Vamos agora listar as principais etapas do processo de compra que precisam ser consideradas no momento da escolha de conteúdo para o seu blog. Fique ligado!

Etapas do processo de compra: integrando o blog à loja

1. Atenção
É importante que o cliente veja a sua loja virtual e reconheça que ali há a solução para sua necessidade ou seu problema. O problema é que a concorrência está cada vez maior, e atrair a atenção do consumidor está cada vez mais difícil. É por isso que você precisa realizar ações integradas de marketing que garantam a sua presença no leque de escolhas do cliente em qualquer momento da compra. Para isso, é preciso: 1) se destacar com um layout atrativo do site; 2) um conteúdo relevante no blog; 3) uma presença forte nas mídias sociais; e 4) um bom destaque nos primeiros resultados de busca.

Para o blog, tenha em mente que chamar a atenção de vários públicos pode ser interessante para gerar tráfego para o site. Não fique preso ao seu público-alvo mais restrito. Trabalhe com um conteúdo um pouco mais geral, sem perder a relevância.

Por exemplo, em uma loja que vende vestidos, você pode gerar um post no blog intitulado: “Por que as mulheres gostam de ganhar vestidos de presente?”. Nesse caso, você atinge não só aquelas mulheres que seriam o seu público mais direto, mas também direciona o seu conteúdo para aquelas pessoas que têm envolvimento afetivo com mulheres e que, eventualmente, possam até comprar na loja, para presenteá-las.

Lembre-se: para chamar a atenção, você precisa estar sempre ligado nos assuntos do momento para ver se é possível relacioná-los ao seu produto!

2. Interesse
Depois de chamar a atenção, é preciso manter o interesse do consumidor pela sua loja virtual. Agora que você conseguiu ser visto por muitas pessoas, chegou o momento de refinar esse público e fazer com que as pessoas comecem a se interessar especificamente pelo que você vende no e-commerce.

Para isso, o uso do blog, novamente, é essencial: faça artigos que expliquem, descrevam e apresentem conteúdo minucioso exatamente sobre os produtos que você vende. Depois disso, faça chamadas na própria loja virtual para esse conteúdo e divulgue através de outros materiais de comunicação: mídias sociais, e-mail marketing, vídeos etc.

Para nosso exemplo, um post interessante seria “Conheça os 10 modelos de vestido que as mulheres vão amar!”, porque vai ao encontro do que sua loja virtual é capaz de oferecer.

3. Desejo
Despertar o desejo pelo seu produto está diretamente relacionado com os atributos que você comunica para o consumidor. Depois de garantir o interesse, é preciso que o público tenha vontade de comprar naquele momento e com você. Para isso, o blog pode te ajudar na comunicação dos motivos emocionais e racionais da compra.

Ou seja, traga vídeos sobre os seus produtos, análises de especialistas do nicho, opiniões dos clientes etc. Tudo que pode ajudar o seu cliente a acreditar que você é o lugar mais seguro e confiável para que ele efetive a compra.

Além desses aspectos racionais, invista nos apelos emotivos do seu produto. Para nosso exemplo, mostre celebridades fazendo uso dos seus vestidos ou de vestidos similares; tente mostrar alternativas de uso para ocasiões diferenciadas, oferecendo já uma possível combinação para a sua consumidora se inspirar. Seja criativo!

4. Ação
É claro que a efetivação da compra será feita na sua loja virtual, mas o blog pode ser um importante contato com o seu consumidor para o pós-venda. Não deixe de aproveitá-lo para gerar esse relacionamento com o cliente, tirando suas dúvidas e construindo um laço comunicativo que poderá garantir vendas futuras, verificação de saída. Ter esse contato direto com o seu público pode ser fundamental para gerar novas ideias!

Não esqueça que o blog é mais um recurso para o seu e-commerce. Reunindo essas estratégias de produção de conteúdo relevante e relacionamento do blog com outros artifícios, como design e usabilidade do site, além de SEO, você garante um alcance maior e mais eficiente para a sua loja virtual.

Fonte: MestreSeo

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