Presença na Web: influência direta na decisão de compra

4 de novembro de 2019
Criação de Sites

Em um mundo onde é comum ouvirmos sobre a necessidade das empresas estabelecerem uma presença na web, tem sido cada vez mais difícil atrair a atenção do público por meio da exposição física de um produto/serviço. Porém, podemos identificar um padrão atrativo na maneira como o público interage com as marcas, buscando uma quantidade enorme de indicadores que agreguem valor e que ajude-o na decisão final de compra.

 

Infelizmente, nem sempre as empresas conseguem se comunicar com esse público em potencial. Mas, isso porque, não possui ainda uma boa estratégia de Marketing Digital estruturada e efetiva.

Ou, até mesmo, por não saber qual o público alvo a ser alcançado e, consequentemente, peca na linguagem adequada que deve se comunicar com os consumidores em potencial. Nesse sentido, tudo contribui para uma fraca presença na web do negócio.

A Internet no Cotidiano do seu Consumidor

A internet entrou na vida das pessoas ocupando boa parte do tempo e trazendo benefícios, ao mesmo tempo em que trouxe inúmeras possibilidades de informação (elemento bastante valorizado na sociedade atual). Além disso, ainda promoveu a interação social – proporcionando a comodidade que as pessoas necessitam.

O Brasileiro

Portanto, como consumidores, temos dado uma importância cada vez maior às informações disponibilizadas sobre produtos e serviços na web e usamos essas informações para tomar decisões de compra.

Em pesquisa realizada pela FCB Brasil, agência especializada em marketing direto, o Brasil está entre os que mais possuem pessoas obcecadas por informação. Somos consumidores que não hesitam em verificar toda a informação disponível sobre uma marca antes de decidir pela compra de um produto ou serviço.

Saiba como a “Internet mudou o comportamento do consumidor brasileiro“.

A Reputação como Fator Determinante na presença na web

Como vimos, a comodidade possui aspecto motor de toda essa busca por informação. E essas informações precisam ser passadas corretamente. E para isto, cuidados precisam existir na hora de estabelecer uma presença na web. E um dos principais cuidados que enxergo é com a boa imagem de seu produto/serviço perante o consumidor. A boa reputação é fator essencial neste cenário.

Assim sendo, os consumidores obcecados por informação dão peso especial para as opiniões de outros clientes compartilhadas em blogs, sites e nas redes sociais. Sendo assim, a reputação é, sem dúvida, um fator bastante relevante na hora que seu público opta por escolher sua empresa ou qualquer um de seus concorrentes que apresentam qualquer benefício adicional.

Ainda na mesma pesquisa realizada pela FCB Brasil, cerca de 49% dos entrevistados entendem a reputação como o item de maior peso para a tomada de decisão. Em outros países, este índice foi menor: somente 35% dos americanos e 22% dos alemães colocaram a reputação em primeiro lugar.

Entendi seu ponto. Mas por onde começar?

 

Vamos simplificar: esteja presente onde seu público está. Micro, pequenas, médias ou grandes empresas, não importa o tamanho. Marque presença, esteja disponível para que seu público potencial encontre-o, encontre seus produtos e serviços de alguma forma. Mas não de qualquer forma.

Organize suas Informações

De que adianta criar um site, um blog, estar nas redes sociais, mas não trazer informações que alcancem seu cliente?

Atualizações Constante e de Qualidade

Crie um espaço e mantenha-o atualizado com informações relevantes e que ajudem seu cliente.

Faça por Merecer

Dê motivos pelo qual sua empresa merece ser escolhida como fornecedora de produtos/serviços para seu cliente.

Dê atenção no Atendimento

Possua um canal onde seu cliente possa comunicar-se com facilidade. Facilite a vida dele. Responda dúvidas, ouça sugestões e críticas. Desculpe-se caso tenha cometido algum deslize.

Melhore Sempre

Mantenha todos os pontos anteriores e procure sempre melhorar, observando e analisando erros e acertos. Ou seja, melhore sempre.

 

Conclusão

Enfim, existem inúmeras medidas e meios para cada empresa poder usar a Internet a seu favor, para atingir um objetivo almejado por todos: criar um laço de relacionamento com os clientes. O mais importante é estar presente para não perder as oportunidades de negócios que estão acontecendo diariamente na web.

Portanto, não precisa começar com muito. Não apresse as coisas. Comece com pouco e amadureça a ideia, de maneira ordenada e sadia. Recomendo a procura de profissionais adequados e que saibam ouvir suas necessidades e ajudem da melhor maneira.

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