Tudo que você precisa saber sobre Leads!

7 de novembro de 2019
Criação de Sites

O que são leads

Qualquer negócio para ter sucesso precisa conquistar clientes, e é isso que os leads são: clientes em potencial.

Contudo vale a pena esclarecer alguns contrapontos que vemos no mercado, como empresas que dizem que leads não passam de contatos comerciais puros, a verdade é que os Leads tem um conceito mais profundo por trás.

Os leads são na verdade pessoas que demonstraram interesse por algum tipo de produto e serviço e desta forma, tem um agir, um comportamento que leva a caracterizar os leads como prospects que agiram visando obter alguma informação, isto nos leva a crer que ele tem interesse no que possivelmente estejamos oferecendo.

Leads são pessoas que em algum momento interagiram com a sua marca de forma virtual, preenchendo um formulário com seus dados de contato, realizando uma ligação, baixando um ebook, ou seja, são pessoas que se tornaram oportunidades de negócios reais no contexto do funil de marketing, agora estão ao alcance da sua empresa, basta você saber aproveitar.

 

Pense bem: você já ouviu alguém falar em estratégia de marketing digital, sem mencionar a palavra LEAD? Aposto que não!

Desde que o Marketing Digital ganhou força, nenhum termo tem se destacado mais do que os famosos leads. Se você está pensando em investir nessa poderosa forma de atração de clientes, mas antes quer saber um pouco mais, este guia é para você.

 Como Gerar leads?

Para começar nossa jornada, antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda dois conceitos fundamentais: leads e geração de leads.

Lead é uma pessoa que de alguma forma demonstrou interesse pelo seu produto/serviço, ao interagir com a sua marca através de um canal digital, preenchendo um formulário com dados de contato, ou seja, é um cliente em potencial.

Geração de leads é o processo utilizado pelas empresas para captar essas informações, e assim, formar uma lista de potenciais clientes com a qual a equipe de vendas possa trabalhar.

Normalmente os formulários estão vinculados a um anúncio ou oferta, e pedem dados básicos como nome, telefone e e-mail.

 

Por que a sua empresa precisa gerar leads?

Essa é a resposta mais simples de todas: porque para sobreviver a sua empresa precisa vender, e para ter sucesso ela precisa de mais e mais clientes.

É claro que antes do marketing digital, isso já acontecia, mas os tempos são outros e os hábitos de consumo das pessoas mudaram drasticamente, o que quer dizer que as velhas fórmulas agressivas e massivas de fazer propaganda já não funcionam como antes, pelo contrário.

As pessoas são cada vez mais singulares e para serem impactadas é preciso uma comunicação personalizada, o que exige uma segmentação refinada, que dificilmente será possível no ambiente offline. As redes sociais e a internet como um todo, deram as ferramentas necessárias para o público se informar sobre praticamente tudo, e com isso veio o senso cada vez mais seletivo de escolha. Resumindo, para se destacar no mercado e atrair clientes, não basta você chegar até eles, você precisa conquistá-los e ser escolhido. Você precisa de receptividade.

E é isso que o marketing digital faz através da geração de leads, ele cria formas de atrair quem realmente tem interesse na sua oferta, facilitando, e muito, na construção de um relacionamento da sua empresa com o seu potencial cliente e aumentando as suas chances de venda.

Para saber mais sobre como captar leads e o caminho a ser percorrido até transformá-los em clientes efetivos, continue lendo.

Principais canais para captar leads

A palavra-chave da captação de leads é segmentação. Antes de escolher os canais para trabalhar, é preciso definir quem forma o seu público-alvo, como se comporta e o que consome, já que só assim será possível direcionar a estratégia para quem você realmente deseja atingir e identificar o canal certo para isso.

Outro ponto relevante é o seu produto/serviço. O valor agregado e a vida útil do que está sendo ofertado será diretamente proporcional ao esforço necessário para vendê-lo, e portanto, deve ser levado em conta.

Feito isso, você pode optar por alguns canais e ferramentas pontuais para gerar leads, conheça alguns:

Landing Pages

Também conhecidas como páginas de conversão, as landing pages são criadas com o único objetivo de gerar leads e podem ser usadas de duas formas: vinculadas aos links patrocinados no Google, sendo o local de destino do usuário que clica no anúncio, direcionando-o ao formulário com a proposta do produto/serviço de maneira bem objetiva. Ou ainda através do marketing de conteúdo, quando o usuário é instigado a deixar seus dados em troca de algum conteúdo valioso para ele. Nesse caso, o usuário caíra na landing page ao clicar em um botão de chamada (call to action) que poderá estar no site, blog ou até mesmo nas mídias sociais da empresa.

Mídia  Paga

Uma das formas mais usadas para gerar leads em um curto espaço de tempo, a mídia paga é uma ótima opção para quem quer um rápido retorno do investimento.

Com a mídia paga é possível anunciar através do Google Adwords ou ainda no Facebook, que também oferece a opção de criar anúncios voltados para a captação de leads.

Além do controle de verba e da facilidade de mensuração das métricas e resultados, uma das maiores vantagens desse tipo de anúncio é a segmentação, uma vez que tanto o Google, quanto o Facebook, tem milhares de usuários ativos e seus dados são usados como filtros para exibição dos anúncios, fazendo com que a sua campanha alcance as pessoas certas na hora certa.

Mídias sociais

Inegavelmente as redes sociais já fazem parte da rotina de grande parte das pessoas, e hoje, é praticamente impossível encontrar alguém que não faça uso de pelo menos uma delas todos os dias.

Com atualizações constantes e ferramentas cada vez mais direcionadas para os perfis empresariais, as redes sociais tornaram-se mais que uma vitrine para as marcas, como também uma plataforma perfeita para captar leads e gerar muitos negócios.

Se você é um daqueles que ainda acredita que essa forma de comunicação irá se esgotar, não se engane: as mídias sociais que conhecemos hoje podem até perder força, mas novas surgirão e ainda mais poderosas.

 

Qualificação de leads

Se você conhece alguém que já investiu na geração de leads, é muito provável que você já tenha ouvido que a campanha não deu o resultado esperado porque os leads eram desqualificados.

Sabe por que isso acontece? O principal motivo é porque a maioria das pessoas tem a falsa ilusão de que leads são clientes prontos para a compra, o que nem sempre acontece.

Como você já leu anteriormente, leads são clientes em potencial, e cabe a sua equipe de marketing e vendas separar aqueles que podem ser imediatamente convertidos em vendas, dos que ainda não estão no momento de compra, em outras palavras, fazer a qualificação dos leads.

Normalmente cada empresa determina o seu próprio modelo de qualificação de leads, de acordo com seus próprios critérios, baseando-se em métodos automatizados e em impressões de contato. O importante é filtrar para que os esforços da equipe de vendas sejam concentrados somente nos leads mais qualificados, evitando a perda de tempo com contatos infrutíferos.

Nutrição de leads

Nesse momento você deve estar se perguntando: e os leads não qualificados, serão desperdiçados? É claro que não! É aí que entra a nutrição de leads na jogada.

A nutrição de leads é um passo fundamental para que a sua campanha realmente aumente a receita da sua empresa e acredite, ignorar essa etapa do processo é jogar dinheiro e muitas oportunidades de negócio fora.

De acordo com uma pesquisa da MarketingSherpa, trabalhar a nutrição de leads pode aumentar em até 50% o volume de vendas de uma empresa a partir de sua base de dados, com um custo 33% menor do que seria necessário para conquistar novos leads.

Nutrir leads, nada mais é do que alimentar o seu cliente em potencial com conteúdo sobre aquele produto/serviço que ele demonstrou interesse, tentando induzi-lo à compra.

A nutrição de leads não busca uma venda imediata, e sim investir no relacionamento com o seu lead, reforçando a sua marca e mostrando porque a sua empresa tem a solução que ele precisa. Assim, no momento que a decisão da compra chegar, com certeza a sua empresa será a escolhida.

 

Como nutrir leads

A nutrição de leads pode parecer trabalhosa em um primeiro momento, mas como você já deve ter percebido, vale a pena.

A boa notícia é que foi-se o tempo em que o e-mail marketing era a única maneira de nutrir leads. Sem dúvida, ele ainda é uma das ferramentas mais efetivas, e não deve ser subestimado, mas hoje é fundamental diversificar e trabalhar a nutrição em diversos canais, como blog posts, com assinatura de newsletter, SEO, para que o conteúdo do seu site seja facilmente encontrado, e claro, as redes sociais.

Manter suas redes sociais atualizadas com conteúdos relevantes, é fundamental para interagir com seus futuros clientes, levar mais informações sobre seu produto/serviço, passar credibilidade e estabelecer uma relação mais próxima com os seus leads. Além disso, assim como no e-mail marketing, nas redes sociais sempre existe a possibilidade de inserir links direcionando para a página de compra ou de contato para vendas do seu site.

E então, ainda tem alguma dúvida sobre leads ou está convencido que é o que a sua empresa precisa? Seja qual for a sua resposta, fale conosco e nós iremos te ajudar.

O Facebook também pode gerar contatos comerciais qualificados, você sabia?

O número de visitantes da sua Fã Page no Facebook é muito importante para o crescimento e visibilidade da sua empresa, mas agora existe uma possibilidade de converter estes usuários em leads e nós te ensinamos como fazer isso!

O que é Custo de Aquisição de Leads

O Custo de Aquisição de Leads é um dos assuntos mais polêmicos no que tange ao Marketing Digital. Ele é basicamente o valor gasto para se obter o contato de alguém interessado no seu produto, muito se discute se ele esta relacionado a qualidade do lead.

Será que ele é um fator determinante na Qualidade dos Leads?

A Compra de Leads

Um das praticas mais comuns no mercado é a compra de leads, aqui listamos em alguns artigos sobre o assunto onde você deve comprar leads e porque isto talvez não seja um bom negócio para você, afinal de contas será que ele realmente é um bom lead se ele não conhece o seu negócio e não foi gerado através dele? Isto nos leva a mais uma questão

O que é uma Lead Qualificado?

Muito se discute sobre qualificação de leads e o que é realmente um lead qualificado. Um ponto de entendimento claro é que um lead é qualificado a partir do momento que ele tem as características que aquela ação ou campanha objetiva, ou seja, o lead é qualificado se está dentro do publico-alvo do produto, mas temos que levar em consideração se de fato o lead está no momento da compra, dentro desta visão temos que interpretar a jornada de compra do lead e mapear através do Inbound Marketing e estratégias de automação qual contéudo ou mensagem o Lead deve receber em cada etapa da sua jornada.

Qual a importância dos Leads?

Muito tem se falado sobre os leads mas será que você sabe realmente qual a importância deles?.  Os leads são a entrada principal do seu funil de vendas, em mundo onde cada vez se torna mais escassa a atenção dos consumidores se torna fundamental criamos uma estratégia bem fundamentada de geração de leads.

Como Conseguir o Telefone dos Leads

Muitas vezes um lead pode ser apenas um nome e um e-mail que preenchem um formulário, mas você sabe como obter o telefone de um lead? Confira este outro artigo que abordamos a importância de se obter o telefone de um lead

Quais São os Tipos de Leads

Os Leads são pessoas interessados em seu produto ou serviço, eles podem ser classificados de acordo com a origem, segundo o livro venda previsivel do autor Aron Ross, eles são classificados em:

Leads Spears

Os Leads Spears são leads obtidos através de estratégias de Outbound Marketing, são aqueles que escolhemos de acordo com o nosso perfil de cliente ideal

Leads Net

Os Leads Net são aqueles obtidos através de estratégias de Publicidade ou Inbound Marketing

Leads Seeds

Os Leads Seeds são aqueles que semeamos através de um bom trabalho, eles nos chegam indicados por clientes satisfeitos e tem na prova social uma ferramenta fundamental para o crescimento do nosso negócio.

Fonte: AgenciaKaizen

 

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